Nossos visitantes... Sejam bem vindos !

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fazenda vertical


A população mundial deve passar de 9 bilhões de pessoas no ano de 2050. Segundo a FAO, Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, para alimentar todo mundo vai ser necessário aumentar a produção agrícola mundial em 70%. Mas onde encontrar áreas disponíveis para o cultivo de alimentos sem destruir o que resta da natureza?
Pensando nisso, cientistas norte-americanos e europeus estudam alternativas para ampliar a disponibilidade de alimentos. Uma delas é a implantação de fazendas verticais, prédios de vários andares que se transformariam em lavouras controladas. Alguns modelos já estão sendo testados.
Na cidade de Den Bosch, na Holanda, o PlantLab, um laboratório de alta tecnologia, apresenta um conceito revolucionário de cultivo de frutas, verduras e flores com o uso de iluminação LED, a mesma que é usada em muitos aparelhos eletrônicos, como os modernos monitores de televisão.
Os LEDs são diodos emissores de luz, componentes eletrônicos feitos à base de silício, que têm como vantagem o baixo consumo de energia e a alta durabilidade.
A cor da luz pode variar. No caso da agricultura, as mais benéficas para as plantas são as azuis e as vermelhas, que emitem ondas de luz que ajudam na fotossíntese e no desenvolvimento das plantas.
O uso do LED, associado ao cultivo em estufa com temperatura e água controladas, permite produção em menor tempo.
Segundo o engenheiro Michel Kers, gerente do PlantLab, com o uso dessa tecnologia, é possível economizar energia e água, melhorando o desempenho e a produtividade das plantas. Para cada cultura é estabelecida uma receita onde a exposição à luz, a temperatura e a quantidade de água variam.
Outra vantagem é que como as unidades têm temperatura interna controlada, as fazendas verticais podem ser instaladas em qualquer lugar do planeta, independente do clima.
Em uma fazenda vertical da PlantLab cada cultura é estudada em determinado ambiente. Quase todo o processo é automatizado e os computadores controlam as necessidades de cada lavoura. Pelos estudos feitos até agora, um prédio de 14 andares, com 100 metros quadrados de área por andar, seria suficiente para fornecer alimento para uma cidade de 100 mil habitantes.
A tecnologia necessária hoje para esse tipo de cultivo ainda é muito cara e sofisticada. O objetivo, no futuro, é tornar as construções simples e mais fáceis de operar, o que deve permitir que o conceito de fazenda vertical se espalhe e ganhe espaço no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário